-
Arquitetos: Atelier Deshaus
- Área: 33007 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Shengliang Su, Xia Zhi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu West Bund está localizado na margem do Rio Huangpu, distrito de Xuhui, Município de Xangai, no terreno que foi usado como cais para o transporte de carvão. Antes do início do projeto, uma ponte de Descarregamento de Carvão, de cerca de 110 metros de comprimento, 10 de largura e 8 de altura, construída na década de 1950, foi mantida com um parque de estacionamento subterrâneo de dois pisos, completo dois anos atrás.
O novo projeto adota a estrutura em balanço apresentando a "abóbada nervurada", com paredes independentes, enquanto as paredes de cisalhamento com disposição livre são incorporadas no porão original, de modo a serem concretadas com o quadro estrutural original. Com as paredes de cisalhamento, o primeiro pavimento subterrâneo do estacionamento original foi transformado num espaço de exposição, com o espaço aéreo destacando múltiplas orientações por causa da conexão relativa da "abóbada-nervurada" em diferentes direções. Além disso, os sistemas elétricos e mecânicos foram integrados nessa estrutura. Quanto ao espaço coberto pela abóbada, as paredes e teto evidenciam superfícies em concreto aparente, para que a sua linha divisória geométrica aparente desaparecer.
Essa estrutura não só pode proteger o corpo humano em conformação, mas o espaço interno do edifício pode também representar uma espécie de encanto primordial e indômito quanto à dimensão espacial, seja grande ou pequena, e a superfície de concreto aparente com as fôrmas e parafusos da concretagem trazem uma sensação de realidade. A franqueza e simplicidade resultantes dessa estrutura "literal", material e espaço, mais o senso de força ou leveza do grande balanço, permite a continuação do edifício da propriedade industrial do terreno original, não só no tempo, mas no espaço.
O espaço de exposição que flui sob a "abóbada nervurada" em concreto aparente e a sala de exposição "caixa branca" no primeiro pavimento subterrâneo são conectados com escadas em espiral. O espaço paralelo destacado e primordial, mas realista, e a exposição de arte de períodos antigos, modernos e contemporâneos, deram origem a um espaço de expositivo temporal.